GABARITO - DOCUMENTÁRIO "O CONVÍVIO"

0 comentários
Documentário “O convívio” - (Relações entre os seres vivos)
SERES VIVOS
ASPECTOS OBSERVADOS (DESCRIÇÃO)

01
Veado + Garçota
SEM OBRIGATORIEDADE DE PERMANECEREM SEMPRE JUNTOS. A GARÇOTA SE ALIMENTA DE CARRAPATOS E DEIXA O ANIMAL LIVRE DESSES PARASITAS.
   

INTERAÇÃO:PROTOCOOPERAÇÃO

02
Veado + macaco-lambure
 SEM OBRIGATORIEDADE DE PERMANECEREM SEMPRE JUNTOS. O MACACO FORNECE FOLHA COMO ALIMENTO AO VEADO, ENQUANTO QUE O MESMO AVISA AOS MACACOS DE ALGUM PERIGO, BATENDO  A PATA NO CHÃO.

INTERAÇÃO: PROTOCOOPERAÇÃO

03
Gobião + Camarão
GOBIÃO SERVE DE GUIA PARA O CAMARÃO QUE É CEGO, ENQUANTO ESTE CAVA O BURACO QUE SERVE DE MORADIA PARA O PEIXE. RELAÇÃO OBRIGATÓRIA.


INTERAÇÃO: MUTUALISMO

04
Paguro + Verme nereis
 O VERME CAPTURA RESTOS DE ALIMENTOS DO
 PAGURO, SEM PREJUÍZO OU BENEFÍCIO PARA O CARANGUEJO.  


INTERAÇÃO: COMENSALISMO

05
Paguro + Polvo



INTERAÇÃO: PREDATISMO

06
Paguro + Anêmona
 SEM OBRIGATORIEDADE DE PERMANECEREM SEMPRE JUNTOS. O PAGURO LEVA A ANÊMONA A DIVERSOS LOCAIS, FACILITANDO A CAPTURA DE MAIS ALIMENTOS PARA ELA, ENQUANTO QUE A MESMA O PROTEGE DO POLVO.


INTERAÇÃO: PROTOCOOPERAÇÃO

07
Formiga australiana + lagarta
 SEM OBRIGATORIEDADE DE PERMANECEREM SEMPRE JUNTOS. A FORMIGA PROTEGE A LAGARTA E A MESMA FORNECE ALIMENTO À FORMIGA.


INTERAÇÃO: PROTOCOOPERAÇÃO

08
Formiga + Gafanhoto


INTERAÇÃO: PREDATISMO

09
Formiga + Lagarta-escudo
 PREDAÇÃO DAS LARVAS DE FORMIGA PELA LAGARTA PARA QUE ELA TENHA RESERVA DE ENERGIA NO PROCESSO DE METAMORFOSE.

INTERAÇÃO: PREDATISMO

10
Estorninho + Pulga
 


INTERAÇÃO: ECTOPARASITISMO

11
Abelha mamangava + Ácaro




INTERAÇÃO: ECTOPARASITISMO

12
Mariposa + Ácaro



INTERAÇÃO: ECTOPARASITISMO

13
Rato selvagem + Besouro
 SEM OBRIGATORIEDADE DE PERMANECEREM SEMPRE JUNTOS.O RATO SERVE DE VEÍCULO DE TRANSPORTE, AO NINHO, PARA O BESOURO CAPTURAR PARASITAS NO LOCAL. O BESOURO DEIXA O LOCAL LIVRE DE CARRAPATOS E PULGAS.
 

INTERAÇÃO: PROTOCOOPERAÇÃO/ INQUILINISMO

14
Tentilhão + Tartaruga gigante
 SEM OBRIGATORIEDADE DE PERMANECEREM SEMPRE JUNTOS.


INTERAÇÃO: PROTOCOOPERAÇÃO

15
Moréia + camarão limpador
 SEM OBRIGATORIEDADE DE PERMANECEREM SEMPRE JUNTOS.



INTERAÇÃO: PROTOCOOPERAÇÃO

16
Búfaga + Girafa
  SEM OBRIGATORIEDADE DE PERMANECEREM SEMPRE JUNTOS. 
EM OUTRA SITUAÇÃO, SE HOUVER ALGUM FERIMENTO EXPOSTO O PASSÁRO SE ALIMENTA DO SANGUE DA GIRAFA, PREJUDICANDO-A.


INTERAÇÃO: PROTOCOOPERAÇÃO/PARASITISMO

17
Tênia (verme) + Homem
 

INTERAÇÃO: ENDOPARASITISMO.

18
Caracol + Verme trematóide





INTERAÇÃO: ENDOPARASITISMO.

19
Pássaro + Verme trematóide

 





INTERAÇÃO: ENDOPARASITISMO.







GABARITO DA AVALIAÇÃO MENSAL - 1º BIMESTRE

1 comentários

QUESTÃO 01                                                                                                                                                              VALOR: 0,7
(FUVEST-2010-com adaptações) No esquema abaixo, as setas numeradas de I a IV indicam transferências de moléculas ou energia entre seres vivos e entre eles e o ambiente.


As passagens em que há transferência de gás carbônico são I, II e IV, bem como a passagem em que há transferência de moléculas orgânicas é III. Esta afirmativa procede? Justifique sua resposta.
I – FOTOSSÍNTESE (ABSORÇÃO DE CO2); II – RESPIRAÇÃO (LIBERAÇÃO DE CO2); IV – RESPIRAÇÃO (LIBERAÇÃO DE CO2) E III – OS PRODUTORES SERVEM DE ALIMENTO AOS CONSUMIDORES, TRENSFERINDO PARTE DA ENERGIA (FLUXO DE ENERGIA) , BEM COMO A MATÉRIA ORGÂNICA.                          

QUESTÃO 02                                                                                                                                                                   VALOR: 0,7                                                            
(FUVEST-2010-com adaptações) A cana-de-açúcar é importante matéria-prima para a produção de etanol. A energia contida na molécula de etanol e liberada na sua combustão foi captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos. Comente esta afirmativa.
A CANA PRODUZ SEU PRÓPRIO ALIMENTO ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE – NA FORMA DE GLICOSE. SOB A AÇÃO DOS FUGOS A GLICOSE É FERMENTADA, OU SEJA, TRANSFORMADA EM ENERGIA (NA AUSÊNCIA DE OXIGÊNI0), ÁLCOOL ETÍLICO (ETANOL) E CO2. POR SUA VEZ, O ETANOL SOFRE COMBUSTÃO – QUEIMA, NO CARRO, POR EXEMPLO.

QUESTÃO 03                                                                                                                                                             VALOR: 0,6
(FUVEST-2010-com adaptações) A presença do mercúrio foi analisada em populações humanas ribeirinhas em três espécies A, B e C de animais de um rio da região amazônica, todos fazendo parte de uma mesma teia alimentar. A tabela mostra os resultados obtidos.
Amostras Concentração média de mercúrio
(microgramas/g)
Cabelos de seres humanos                                   19,1
Tecidos de animais da espécie A                          8,3
Tecidos de animais da espécie B                          0,7
  Tecidos de animais da espécie C                         0,01
Distribua os seres humanos e os animais das espécies A, B e C, de modo a representar corretamente a teia alimentar:
C – B – A – HUMANOS (EFEITO RESIDUAL OU CUMULATIVO)

QUESTÃO 04                                                                                                                                                              VALOR: 0,6
(PUCRS-08) As relações bióticas são essenciais ao processo de regulação das populações. As interações entre os elementos de uma comunidade constituem o resultado de milhares de anos de evolução biológica, com os diversos elementos relacionando-se reciprocamente. A capacidade de suporte é um atributo do ecossistema, relacionado à densidade máxima sustentável de espécies (quantidade máxima de seres vivos)que compartilham o uso de algum recurso limitante. A teoria da exclusão competitiva nos diz que quando duas espécies competem com grande sobreposição de nicho, aquela espécie que apresentar alguma vantagem competitiva, por pequena que seja, irá gradativamente aumentar a sua densidade, em detrimento da outra. Depois de algum tempo, apenas uma das espécies competidoras permanecerá presente no ecossistema. Os predadores são importantes nesta equação, pois, mantendo as populações de presas em densidades abaixo da capacidade de suporte, permitem a coexistência das espécies competidoras. Um elemento estranho ao sistema, como uma espécie exótica, traz um novo desafio às espécies preexistentes, podendo até mesmo extinguir localmente uma espécie nativa. Ambientes de alta diversidade biológica, no entanto, oferecem menor oportunidade para o estabelecimento das espécies exóticas.
Considerando as informações presentes no texto acima, é INCORRETO afirmar (assinale apenas uma alternativa):
A) As comunidades biológicas constituem o resultado de milhares de anos de evolução. Relações entre seres vivos tais como predação, competição, entre outras, são essenciais a este equilíbrio.
B) A capacidade de suporte informa, em função da limitação de recursos naturais, a densidade máxima de uma determinada espécie que o ambiente é capaz de manter.
C) Pet Shops vendem animais de diferentes regiões brasileiras, ou mesmo de países distantes. Soltar um destes animais no ambiente representa uma ameaça às comunidades naturais.
D) Comunidades com grande diversidade biológica, como a floresta amazônica, são mais vulneráveis à introdução de espécies exóticas, pois a espécie introduzida terá facilidade em encontrar recursos pouco explorados pelas espécies locais. (X) HÁ MAIOR CHANCE DE SE ACHAR UM PREDADOR PARA A ESPÉCIE INTRODUZIDA, EM FUNÇÃO DA GRANDE BIODIVERSIDADE LOCAL.
E) A preservação de espécies predadoras é fundamental para a manutenção da diversidade biológica, pois, ao retirar-se o predador de um ecossistema, pode-se também perder algumas de suas espécies-presa.

QUESTÃO 05                                                                                                                                                               VALOR: 0,6
(PUCRS-09) Introduzidas pelo homem em locais estranhos à sua  distribuição geográfica original, as espécies  exóticas invasoras se estabelecem no novo hábitat e proliferam drasticamente, provocando sérios problemas para a biota nativa. Essas espécies – dentre as quais destacam-se o rato (Rattus rattus) e o gato (Felis catus) – apresentam potencial para servir como vetores de doenças que afetam a fauna e os seres humanos. Argumente sobre esta afirmativa.
NOS CENTROS URBANOS ESTES ANIMAIS NÃO TÊM PREDADORES NATURAIS, LOGO, SE PROLIFERAM EM GRANDE INTENSIDADE, BEM COMO TRANSPORTAM ORGANISMOS ESTRANHOS CAUSADORES DE DOENÇAS, INCLUSIVE AO HOMEM.
QUESTÃO 06                                                                                                                                                               VALOR: 0,6
(UFG/09 – com adaptações) Há uma viagem na história da humanidade que modificou os rumos do pensamento biológico, realizada entre 1831 a 1836. Durante cinco anos, o navio Beagle navegou pelas águas dos continentes e, nesta viagem, Charles Darwin observou, analisou e obteve diversas informações da natureza por onde passou, o que culminou em várias publicações, sendo a Origem das Espécies uma das mais divulgadas mundialmente. Contudo, o legado de Darwin é imensurável, pois modificou paradigmas e introduziu uma nova forma de pensar sobre a vida na Terra. Em suas visitas à montanha da Gávea/RJ, Darwin registra o seguinte:
Os colibris parecem gostar especialmente desses ermos recantos cheios de sombra. Sempre que via uma dessas criaturinhas zumbindo ao redor de uma flor, com suas asas adejando tão rápidas a ponto de se tornarem quase invisíveis, recordava-me da mariposa esfinge, cujo hábitos e movimentos são, em muitos aspectos, bastante semelhantes.
Para garantir a reprodução sexuada de certas espécies vegetais, pode-se concluir, pelo texto, que (assinale apenas uma alternativa):
(A) pássaros, insetos e plantas vivem harmoniosamente.
(B) plantas são fontes de alimentos para os animais.
(C) plantas abrigam ninhos e ovos de pássaros.
(D) animais utilizam plantas como fonte de fibra na dieta.
(E) animais atuam como polinizadores de plantas.(X) AO BUSCAREM O NÉCTAR, COMO FORMA DE ALIMENTO, CARREGAM DE UMA FLOR À OUTRA PÓLENS, LOGO, SÃO AGENTES POLINIZADORES DESSES VEGETAIS. OS PÓLENS TAMBÉM SE ENCONTRAM NAS FLORES JÁ QUE AS MESMAS SÃO ÓRGÃOS REPRODUTORES VEGETAIS E O NÉCTAR É UMA SUBSTÂNCIA UTILIZADA PELO VEGETAL COMO ATRATIVO AOS ANIMAIS.

QUESTÃO 07                                                                                                                                                               VALOR: 0,6
(UFG/09 – com adaptações) Leia o texto abaixo.
Na Mata Atlântica existe uma espécie endêmica de formiga, a Dinoponera lucida, que pode chegar a quatro centímetros de comprimento, tamanho bem superior àquelas que acostumamos ver nas cidades. Essas formigas alimentam-se de insetos e outros invertebrados mortos. Podem, também, comer pequenos vertebrados mortos, como rãs, ou partes deles, como caudas de lagartos e escamas de serpentes. Dessa forma, desempenham um papel importante na natureza, pois facilitam o trabalho de microrganismos. Apesar de contribuir para o equilíbrio ecológico, a D. lucida, como muitas outras espécies que existem apenas na Mata Atlântica, está ameaçada de extinção. Ciência Hoje das Crianças, n. 181, p. 16, jul. 2007. (Adaptado).
Explique a relação entre a Dinoponera lucida e os microrganismos na ciclagem dos nutrientes da Mata Atlântica.
FACILITAM O TRABALHO DE DECOMPOSIÇÃO FEITO PELAS BACTÉRIAS E FUNGOS – AGENTES DECOMPOSITORES QUE FAZEM A RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA, TRANSFORMANDO-A EM SAIS MINERAIS -  UMA VEZ QUE SE ALIMENTAM DE ORGANISMOS MORTOS.
QUESTÃO 08                                                                                                                                                               VALOR: 0,6
(UEPG) Quanto às relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, julgue os itens a seguir:
(01) A relação entre abelhas e plantas, cujas flores polinizam, deve ser classificada como inquilinismo. (E) MUTUALISMO
(02) Muitos inseticidas como o DDT foram utilizados indiscriminadamente no controle dos insetos. Posteriormente perderam muito da sua eficiência porque alguns insetos são portadores de variações genéticas que condicionam resistência aos inseticidas e que podem ser transmitidos aos seus descendentes. O DDT apresenta efeito residual - fenômeno unidirecional e crescente na cadeia alimentar. (C) EFEITO CUMULATIVO – NÃO É LIBERADO NA URINA E NAS FEZES.
(04) Quando Alexander Fleming observou em 1927 que o mofo verde, cientificamente conhecido como Penicillium notatum, impedia o desenvolvimento de colônia de bactérias nas proximidades do seu micélio, estava diante de um caso de antibiose.(C) AMENSALISMO – O FUNGO LIBERA A SUBSTÂNCIA QUE MATA AS BACTÉRIAS PARA NÃO COMPETIREM PELO MESMO ALIMENTO.
(08) Enquanto as onças devoram a sua presa, os urubus esperam. As relações ecológicas envolvidas nessa situação são: predador e parasita. (E) PREDADOR (ONÇA) E COMENSAL (URUBU).
Dê como resultado a soma dos itens corretos: 006
BOM DESEMPENHO!!!